Me formei em Ciências Contábeis mas Qual melhor área de atuação?

Todas as empresas, independente do seu porte, precisam dos serviços de um contador para cumprir corretamente as obrigações fiscais, tributárias, contábeis e até mesmo trabalhistas. 

Essa situação faz com que esta profissão seja uma das que mais gera empregos e tenha uma ampla área de atuação. 

Porém, muitas pessoas por falta de conhecimento acreditam que o contador deve trabalhar somente em escritórios contábeis. Ou que o cargo exercido é sempre de auxiliar contábil ou contador. 

Se você também pensa assim, confira abaixo algumas das áreas que este profissional pode atuar: 

Contador em escritórios/empresas 

contador

Será responsável por fazer os lançamentos contábeis e fiscais, calcular os impostos que os clientes deverão pagar, controlar a receita, elaboração de relatórios para a gestão da empresa, envio das obrigações acessórias, entre outras situações. O profissional poderá atender empresas de diversos setores, assim terá conhecimento de várias áreas, pois dependendo do tipo de tributação da empresa as obrigações são diferentes; 

Você pode optar também em montar o seu próprio escritório contábil é uma das possibilidades que um profissional da Contabilidade tem de construir a carreira profissional. Contudo, como estamos falando de criar uma empresa, há muitos desafios envolvidos na empreitada.

Diferentemente de quem exerce a função de contador em empresas — ou mesmo em escritório contábil —, que lida apenas com as tarefas delegadas pelo gestor, o empreendedor deve lidar com uma série de coisas, tais como:

  • disputar espaço com concorrentes bem consolidados;
  • gerenciar equipes;
  • elaborar estratégias de marketing;
  • investir em ambiente e infraestrutura;
  • mensurar o desempenho etc.

Em outras palavras, iniciar um escritório contábil significa deixar a zona de conforto (sua especialidade).

Além de colocar em prática o que entende de contabilidade, a ponto de criar um produto de alto valor aos clientes, é necessário assumir a gestão da máquina e fazê-la funcionar corretamente.

Analista  

Deverá analisar as demonstrações, os relatórios contábeis e financeiros da empresa para oferecer informações detalhadas que auxiliem o empresário ou diretores a decidirem pelas melhores opções para o crescimento da empresa; 

Auditoria Contábil

auditoria

A auditoria absorve um grande número de recém formados em contabilidade todo ano. Essa área de atuação se divide entre auditoria interna e externa.

A auditoria interna está focada em fornecer uma garantia de que os processos de gestão de risco, governança e controles internos de uma organização estão operando de forma eficaz. Dessa forma, essa área se mostra essencial para que as empresas garantam seu correto funcionamento e minimizem significativamente os riscos de erros ou fraudes.

O auditor interno tem o dever profissional de fornecer uma visão imparcial e objetiva. Os profissionais que atuam nessa área devem ser independentes das áreas operacionais e, por isso, se reportam aos níveis hierárquicos mais elevados de uma organização, normalmente, o conselho de administração ou o comité de auditoria.

Já auditoria externa é feita por profissionais independentes, que não possuem nenhum vínculo empregatício com a organização que está sendo auditada. Sua principal função é realizar a revisão das contas financeiras, emitindo uma opinião sobre elas, confirmando se elas são, ou não, um reflexo verdadeiro e justo da posição financeira da empresa.

Todas as empresas com ações em bolsas de valores precisam de um parecer de uma auditoria independente. Além disso, a lei 11.638 determina que todas as empresas de grande porte, ou seja, com ativo total ou superior a R$ 240.000.000,00, ou receita bruta anual superior a R$300.000.000,  mesmo não sendo S/A, tem a obrigatoriedade de auditoria independente.

As quatro maiores empresas de auditoria do mundo, conhecidas como big four, possuem escritórios no Brasil e oferecem diversas oportunidades para contadores recém formados, principalmente para o posto de trainee.

Para concorrer às vagas, tanto para auditoria interna quanto para externa, além de formação na área contábil ou relacionada, é exigido um bom conhecimento de inglês.

Os serviços de auditoria contábil são mais comuns em empresas maiores, isto é, que trabalham com mais lançamentos contábeis. A quantidade de movimentações presentes nas corporações abrem muitas brechas para erros e fraudes, fazendo-se necessária a revisão das demonstrações financeiras e da gestão como um todo.

Contudo, faz um tempo que as pequenas e médias empresas representam uma parcela de demanda por serviços de auditoria contábil. Porém a falta de informação e o custo da operação ainda se configuram como entraves para o investimento.

Consultorias

consultoria

A consultoria é um tipo de trabalho que consiste no uso da experiência e expertise do profissional, tendo em vista identificar problemas e, evidentemente, propor soluções. Basicamente, é como solicitar a um especialista gabaritado que pense em como resolver o seu conflito e forneça as coordenadas.

O profissional de consultoria contábil, ao ser contratado, observa tudo o que acontece no departamento financeiro da empresa, a fim de identificar os problemas. Em seguida, ele se dedica a planejar soluções para resolvê-los, cabendo ao gestor do negócio promover as mudanças.

Veja como você pode ingressar sem cometer erros, confira aqui

O público-alvo para prestadores de serviço de consultoria contábil engloba pessoas físicas e, também, jurídicas. No primeiro caso, o cliente pode ser um indivíduo que tenha empregados ou que esteja buscando soluções para administrar as finanças — o perfil é bastante variado.

Quanto ao meio corporativo, a maior parte da demanda se concentra em MPEs (Micro e Pequenas Empresas), visto que as de médio / grande porte, geralmente, já têm um departamento contábil bem consolidado. Entre as MPEs, a necessidade de consultoria contábil é nítida, conforme aponta pesquisa do Sebrae.

As leis brasileiras são complexas, extensas e, de quebra, passam frequentemente por atualizações. O planejamento tributário, como o próprio nome diz, é um importante elemento na estratégia contábil de uma empresa. E você pode estar atuando com consultor tributário. 

Todos os tipos de empresas sediadas no Brasil precisam de planejamento tributário. A maioria delas estão enquadradas no Simples Nacional, ou seja, pequenas e médias empresas, mas há muitas outras que trabalham com regimes de Lucro Real e Lucro Presumido. Dependendo dos planos ou da situação, todas elas podem cogitar a migração de regime tributário.

Outros alvos de grande potencial são os empresários que planejam abrir um negócio. Um serviço de planejamento tributário é extremamente oportuno para esse cliente, visto que ajuda a empresa a tomar as melhores decisões relacionadas à contabilidade — antes mesmo de começarem a funcionar.

Perito contábil

perito contábil

Essa área está ligada à Justiça, pois, o profissional deverá reunir materiais como provas, analisar essas provas e elaborar relatórios com informações para subsidiar soluções de litígio. Esse profissional poderá ser contratado pela empresa que está envolvida no processo ou ser designado pela Justiça;

Profissional em órgãos públicos

Poderá atuar em órgãos públicos após ser selecionado em concurso público, pois a maioria desses órgãos precisam de um contador; 

Por isso, frequentemente, União, estados e municípios, agências públicas, fundações e autarquias abrem oportunidades para contadores recém formados. São diversos cargos, que vão desde o nível de analista, até o nível de especialista.

No entanto, para as vagas de especialista, geralmente, é exigida experiência de dois anos ou mais na área de atuação.

Dentre as vantagens de ingressar na carreira pública, podemos citar a estabilidade no emprego e, claro, uma ótima remuneração. Confira aqui um guia prático que vai te ajudar a ingressar. 

Devido a essas vantagens, a concorrência costuma ser muito grande e contadores com experiência costumam competir por essas vagas. Por isso, é necessário muita dedicação e empenho para conseguir uma vaga no setor público.

Professor na Área Acadêmica 

professor contabilidade

Se tiver mestrado ou pós-graduação o contador poderá atuar também como professor de nível superior; 

Ou optar também por treinamentos, palestras, cursos online.

Qual a relevância desse tipo de trabalho no mercado? Sem dúvidas, é muito grande! A todo o momento, profissionais e estudantes de Ciências Contábeis buscam qualificação profissional, seja por meio de cursos, seja em treinamentos dentro da empresa, tendo em vista melhorar o currículo.

Outra estratégia bastante adotada no meio corporativo é a contratação de palestrantes. As palestras permitem aos colaboradores interagir com um especialista renomado e aprender coisas novas sem muita demanda de tempo. Detalhe: palestrantes costumam ser muito bem pagos!

O trabalho com educação, treinamentos e palestras é uma das poucas vertentes da contabilidade aberta a um público diversificado. O profissional pode ser contratado tanto em instituições de ensino, quanto em empresas e, até mesmo, profissionais individuais.

Nesse contexto, a criação de um canal online (sites e redes sociais, por exemplo) é essencial para divulgar o trabalho. A estratégia é ainda mais conveniente se a sua ideia é oferecer os três tipos de serviços.

Por quê? Simplesmente, porque a Internet é um ambiente no qual todos os seus alvos se concentram, além de ser a melhor ferramenta para se construir autoridade e reputação — e você precisará disso se quiser ser contatado por clientes em potencial.

Programas de trainee

Com salários altos e oferta de plano de carreira, os programas de trainee oferecem, cada vez mais, oportunidades para contadores recém formados. São diversos programas abertos todo ano, principalmente em multinacionais.

Os programas tem duração entre um e dois anos e oferecem excelentes oportunidades de aprendizado. Isso graças à estratégia de “job rotation“, ou seja, durante o programa, os trainees trabalham em diversas áreas para conhecer o negócio e a estrutura da empresa. Ao final do programa, em caso de efetivação, é possível escolher a área na qual deseja atuar.

As principais vantagens de ser um trainee estão relacionadas ao fato de que esse profissional possui contato com toda a operação da empresa e que trabalha diretamente com profissionais com uma posição hierárquica elevada, tais como controlers, gerentes, etc. Essa oportunidade, além de dar uma visão geral de como funciona uma empresa, permite ao trainee desenvolver uma visão gerencial.

SUPER DICA EXTRA

Tem um questionamento que a maioria dos recém formados ainda faz, qual o caminho a seguir quando não se tem experiência na área?

A nossa dica é simples: invista em um curso que foque os procedimentos práticos da rotina contábil.

Você já ouviu falar do portal Viver de Contabilidade, é um portal que tem como objetivo algo bem simples, ensinar a prática contábil a profissionais da área, isso com cursos on-line e totalmente em vídeo aulas.

O curso que quero falar deles hoje é o Contador Profissional e olha que está com um belo desconto (a se encerrar a qualquer momento), olha o que você irá aprender com esse curso:

  • Abertura, Alteração e Encerramento de Empresas
  • Escrituração Fiscal e Apuração de impostos empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido
  • Parte Contábil (Lançamentos Contábeis, Demonstrações Contábeis)
  • SPED’s (ECD, ECF, EFD)
  • E MUITO MAIS.

Em resumo, você poderá absorver a experiência de anos de trabalho em poucas semanas, e ainda poderá contar com a ajuda com dúvidas por 1 ano inteiro, 3 ANOS de acesso ao curso totalmente atualizado. São mais de 200 videoaulas práticas, onde a profissional mostra na tela dela como fazer os principais procedimentos contábeis que todo contador precisa dominar, dando os atalhos, dicas.

Agora não tem desculpa para continuar sem ter a prática contábil. CLIQUE AQUI e confira mais detalhes e inscrições! 

Não perca esta oportunidade!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *