Serasa altera cálculo do score de crédito – Entenda como ficou!

Serasa altera cálculo do score de crédito - Entenda como ficou!

O Serasa lançou recentemente uma nova forma de calcular a métrica que avalia o risco de inadimplência das pessoas físicas. Com essa nova conta, alguns usuários do aplicativo podem perceber diferença na sua pontuação.

O Score 2.0, nome dado pelo Serasa ao novo cálculo, considera mais relevante os bons hábitos de pagamento do que o histórico de dívidas atrelados àquele CPF.

Ainda de zero a mil, a melhor pontuação facilita a aprovação de linhas de crédito e melhores juros, pois prevê um menor risco de endividamento e inadimplência pelo pagador.

A nova pontuação utilizando este novo formato só está disponível pelo aplicativo por enquanto, mas instituições financeiras que consultarem o CPF já terão acesso ao score atualizado.

Cálculo Score 2.0 – SERASA

No novo modelo, o que muda são os pesos de cada item que avalia o score de cada um. Confira abaixo:

Critérios de cálculo

Score 1.0

Score 2.0

Dados positivos (cartão de crédito, consórcio, consignado, empréstimos e financiamentos) comportamentos de pagamento, tempo dos contratos e tipos de contratos

26%

72%

Informações de dívidas, histórico de regularização e em aberto

57%

19%

Consultas para novos contratos de serviço ou crédito

17%

19%

Novas faixas de Score

Na nova versão, outro item sofreu alteração: as faixas de score. Essas determinam quais valores configuram uma pontuação melhor ou pior. Confira:

Faixa de Score

Score 1.0

Score 2.0

Muito bom

800-1000

701-1000

Bom

600-800

501-700

Regular

400-600

301-500

Baixo

0-400

0-300

LEIA TAMBÉM

Como fazer alteração de dados cadastrais do MEI?

Como solicitar o Seguro Desemprego pelo aplicativo CTPS DIGITAL no celular?

Entenda Como calcular o pró labore do MEI?

SUPER DICA

O mercado de trabalho não está no seu melhor momento, mas existe uma oportunidade de ter uma nova profissão com o conhecimento que você já tem, transformando o seu TEMPO EXTRA em RENDA EXTRA.

Eu estou falando do mercado de EAD. Você certamente já ouviu falar nele. Os famosos cursos online.  

Esse mercado está crescendo de forma acelerada no Brasil. E o nosso parceiro João Castanheira vai te ensinar através de uma MINI CURSO GRATUITO como aproveitar este momento e como fazer da internet uma fonte de renda.

CLIQUE AQUI para assistir.

Saiba como conferir se seu nome está sujo no SPC ou Serasa

A queixa da dívida pode ser feita pela empresa credora em um ou mais órgãos, aprenda como conferir se é o seu caso.

O “nome sujo” pode ocorrer quando uma pessoa adquiriu um produto ou serviço, não quitou o débito com a empresa e teve seu nome apontado ou negativado em algum dos órgãos de proteção ao crédito.

Quando a empresa não recebe o pagamento devido, ela entra em contato com órgãos como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC e registra uma queixa contra o cidadão, que será notificado que seus dados constarão na lista de proteção ao crédito, causando algumas restrições ligadas ao seu nome e CPF.

Segundo dados do Serasa, atualmente existem 65,5 milhões de brasileiros inadimplentes com uma dívida média de R$3.937,38, representando que 29,70% do país tem débitos em aberto com alguma instituição, correndo risco de ter o nome negativado. Confira como saber se seu nome consta em alguma dessas listas de restrição.

Consultar negativação no SPC:

No site ou no app do SPC Brasil, selecione a opção “consultar CPF” logo na página inicial. No site, a consulta é paga e o acesso mais barato tem custo de R$ 16,90 por CPF consultado.

No aplicativo, a consulta é gratuita e não gera relatórios ou dados mais completos como quem verificou seu CPF nos últimos seis meses.

Como consultar no Serasa:

Basta acessar o site do Serasa, selecionar “consultar dívidas” e realizar um cadastro com dados pessoais.

Com o cadastro concluído, o novo usuário terá acesso a página de Score do Serasa, indicando qual sua pontuação e se seu nome está negativado ou não. Esse acesso é gratuito.

Crédito Conteúdo: Portal Contábeis

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *