Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais profissionais – Confira como se tornar um perito contábil
O que é a Perícia Contábil
É uma área de atuação da Contabilidade que através da utilização de procedimentos técnicos leva a instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justiça na solução do litígio.
O perito contábil exerce sua atividade juntamente com o Poder Judiciário, auxiliando o magistrado na tomada de decisão perante a lide, elaborando ao final do seu trabalho o laudo pericial contábil.
Na PRÁTICA Como funciona o Trabalho do Perito Contábil?
A Perícia Judicial (em todas as suas variações: Contábil, Química, Médica, etc.) é a assistência ao magistrado (Juiz), que, no momento de decidir necessite da prova do fato que dependa de conhecimento técnico ou científico (Art. 156 CPC).
Imaginemos então que há uma disputa, acerca de determinado fato jurídico, que envolve dois lados (no processo conhecidos como PARTES), cada uma dessas partes representadas por seu procurador (ADVOGADO), e que o juiz, após ouvi-los, lança mão do trabalho do Perito para que novas provas sejam produzidas. Vejamos o diagrama a seguir para entendermos isso melhor:
Cada um dos polos da demanda, ativo e passivo, tem direito a indicar seus Peritos-Assistentes para acompanhar a execução da Perícia.
O Perito contábil é chamado para que, com seu conhecimento técnico sobre aquele determinado assunto que as partes demandam, emita Laudo Pericial Contábil com as suas conclusões, que serão embasadas nos elementos de prova contidos no processo.
Caso durante a análise o profissional necessite de informações que não constem dos autos, este poderá, por meio de petição, requisitar ao juízo que determine às partes trazerem ao processo.
MERCADO ATUAL na Perícia Contábil
Perícia Contábil diziam ser um mercado muito restrito e de difícil acesso para “novatos”. Quase que uma sugestão à desistência, não dando muitos detalhes sobre o acesso à grande fatia do bolo que anualmente paga milhões de reais em honorários periciais na justiça brasileira.
No meio judicial são pelo menos 3 grandes mercados expostos e com uma demanda crescente de Peritos qualificados e que estejam dispostos a aplicar seus conhecimentos para a resolução dos mais diversos e desafiadores problemas. VEMOS então as oportunidades que o mercado vem oferecendo ao profissional contábil.
SÃO TRÊS BLOCOS DISTINTOS
E que cuidam de demandas jurídicas diferentes, porém todas com grande número de realização de Perícia.
A Justícia do Trabalho é marcada por divergências na relação entre empregado e empregador, e estes processos terminam por gerar uma demanda muito grande pelo trabalho de Peritos que tenham habilidade nestas leis e regras. Grande volume de honorários pagos e a movimentação é célere.
OS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA
Ou a Justiça Estadual, cuidam das demandas relativas ao direito privado. Nos últimos anos é crescente o número de novas teses que
envolvem valores milionários de indenização e na maioria, por se tratar de relação financeira, há a presença do Perito no auxílio da justiça produzindo as provas que servirão de base ao julgador no momento da decisão. Valores consideráveis de honorário para cada Perícia realizada.
A JUSTIÇA FEDERAL
Que é acionada toda vez que uma das partes for orgão do Governo Federal, tem seu número de processo aumentado a cada dia.
E estes processos na maioria dependem de produção de prova pericial. Causas que envolvem grandes empresas no tocante a tributos federais sempre resultam em valores de honorários bem elevados para o profissional nomeado na realização da Perícia.
Não seria exagero dizer que é onde o Perito será mais bem pago, pois, mesmo desembolsando grandes valores, a Perícia é determinante para resolução de casos onde geram grandes ganhos para as empresas.
COMPETÊNCIA E CAMPO PROFISSIONAL DO PERITO CONTÁBIL
A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.
Competência profissional pressupõe ao perito demonstrar capacidade para pesquisar, examinar, analisar, sintetizar e fundamentar a prova no laudo pericial e no parecer pericial contábil.
O contador, na função de perito, deve manter adequado nível de competência profissional, atualizado sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), além das técnicas contábeis, especialmente as aplicáveis à perícia.
Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer contábil, e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação e certificação.
A perícia desenvolve-se como um campo de atuação bastante importante para os contadores, na medida em que há uma grande responsabilidade no trabalho, pois suas conclusões podem levar ao deslinde da questão, constituindo-se prova no processo judicial.
Durante o processo da perícia, três profissionais podem atuar concomitantemente, pois o autor e o réu podem indicar assistentes técnicos para acompanharem o perito indicado pelo juiz.
O perito do juiz faz o laudo e submete aos assistentes. Caso um deles discorde, faz um laudo em separado.
QUAIS PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SER UM PERITO CONTÁBIL?
Primeiro você precisa ter a habilitação técnica, ou seja, curso superior, Bacharelado em Ciências Contábeis.
É prerrogativa exclusiva dos contadores a realização de Perícia Contábil. Portanto, aos Técnicos em Contabilidade é vedada esta atuação.
Em seguida é necessário ter a habilitação legal, que significa dizer, possuir o registro ativo no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por meio do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua jurisdição.
E, a partir de 01 de janeiro de 2018, o profissional que desejar atuar como Perito-Contador, deverá submeter-se ao exame de qualificação técnica para Perto Contábil, e, em sendo aprovado, integrará o rol de Peritos inscritos no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), administrado pelo CFC.
Ainda é preciso pôr-se à disposição da justiça para que aí sim o profissional integre o rol de Peritos aptos a serem nomeados auxiliaries da justiça.
Para isso deverá, cadastrar-se no banco de dados do Conselho da Justiça Federal, por meio da Assitência Judiciária Gratuita (AJG). Hoje os tribunais de justiça estão utilizando este mesmo banco de dados para busca de profissionais.
É recomendável que procure no site do tribunal de justiça ou da corregedoria de seu estado, pelo link PERITOS E TRADUTORES, pois
algumas regiões ainda mantém uma base de dados de profissionais destas áreas.
Feito tudo isso, agora é preciso estar em evidência. Procure detalhar bem seu currículo no momento do cadastro, seja em qual plataforma fizer, demonstrando quais áreas e quais conhecimentos específicos possui.
Isso facilitará no momento da nomeação a escolha de seu nome.
Pontos Importantes Para se destacar na Perícia Contábil
Elabore um currículo específico para a atividade de Perito Judicial. Trate com cuidado os detalhes que possam favorecê-lo no momento do
serventuário da justiça realizar a nomeação pelo sistema.
Tendo este currículo em mãos, não economize tempo em realizar pesquisa de email das comarcas onde deseja atuar, enviando-o com uma formal apresentação para que faça parte do rolde Peritos dali.
Em uma única Perícia você pode receber honorários que um gerente de uma grande rede de lojas no Brasil receberia, no período de um ano inteiro somando-se décimo terceiro, férias e mais prêmios. Sendo que o Perito dedicará apenas algumas horas de trabalho.
Atualiza-se para que possa cada vez mais prestar trabalhos de excelente qualidade e para que sua reputação sempre abra importantes portas em seu caminho.
O Perito de sucesso agrega conhecimentos em áreas diversas para que no momento da análise processual possa ter a visão sistêmica do caso e assim tenha melhor entendimento.
Áreas como matemática financeira e Microsoft Excel são primordiais para o Perito realizar bons trabalhos. No meio jurídico é muito relevante ter uma boa escrita e se dirigir aos atores e interlocutores com respeito e reverência.
SUPER DICA EXTRA:
Muitos profissionais ainda pode se sentir um pouco inseguros na hora de iniciar os trabalhos nesta nova area, principalmente no que diz respeito ao preparo de petições, laudos, nomeações, valor dos honorários e dentre outros assuntos.
Mas não se preocupe, eu quero te ajudar nesta jornada de aprendizado.
Imagine agora como sua vida seria mais fácil se você tivesse alguém que já passou por isso para te mostrar o caminho mais rápido para embarcar nesta area. E o melhor de tudo: sem o risco de cometer erros!
É isso que você conquistar no Curso de Perícia Contábil com nosso parceiro, Prof. Joel Munhoz, maior autoridade no Brasil neste assunto.
Não perca esta oportunidade, para maiores detalhes CLIQUE AQUI E CONFIRA
Sobre o Autor
2 Comentários
[…] Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais profissionais – Confira como se tornar um perito con… […]
[…] Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais profissionais – Confira como se tornar um perito con… […]