É obrigatório apresentar na Caixa Econômica a chave de comunicação para que o empregado doméstico saque o FGTS?

É obrigatório apresentar na Caixa Econômica a chave de comunicação para que o empregado doméstico saque o FGTS?Não sei por aí, mas, por aqui volta e meia quando um empregado doméstico é demitido e vai sacar o FGTS, a Caixa solicita a chave de comunicação para que ele possa conseguir fazer o saque, e aí, é necessário ou não?

❌Não precisa meus queridos! A chave de conectividade social não é necessária para que o trabalhador doméstico efetue o saque do FGTS, considerando que a informação do desligamento é inserida pelo empregador diretamente no eSocial.
 
Inclusive essa informação consta no Manual veja:
 
✅“Importante destacar que o trabalhador doméstico é dispensado da apresentação da “chave de desligamento” e da “homologação da rescisão”. Na hipótese da agência da CAIXA solicitar estes documentos, o trabalhador pode solicitar que a unidade entre em contato com a GIFUG (Gerência de Filial do FGTS) para confirmar os procedimentos e obter orientações específicas”.
 
❗️Para que o atendente da Caixa não solicite a chave de comunicação é necessário que o trabalhador comunique que é doméstico e além disso, apresente o termo de rescisão de contrato.
 
Geralmente funciona também, se você (empregador) efetuar uma declaração informando que o trabalhador tal é doméstico, e conforme a legislação não precisa de chave de comunicação para efetuar os saques.
 
✅Ou então solicitar para que o empregado efetue o saque pelo aplicativo FGTS, bem mais prático e rápido!
 
⚠️E para o seguro desemprego, precisa de formulário Fran?
 
✅Também não precisa meus amores, quando o trabalhador vai dar entrada no seguro desemprego pelo aplicativo CTPS digital, tem a opção lá de informar que é doméstico, e com isso, não é pedido o número do formulário, como é solicitado para qualquer outro trabalhador.
 
Ok meus queridos? Sabia dessas informações?
 
 
Crédito Conteúdo: 
Fran Menezes
Contadora e Consultora Trabalhista

LEIA TAMBÉM: 

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *