Como realizar e fazer o pedido para Recuperação de Crédito Tributário
Em meio à grave crise que assola o Brasil, muitas empresas vem enfrentando um cenário econômico desafiador e esta condição, fez com que a recuperação de créditos tributários conquistasse grande espaço no mercado, pois traz para as empresas uma significativa economia fiscal. A recuperação de créditos tributários é um direito assegurado por lei e se torna uma forma de melhoras as finanças da empresa, recebendo de volta valores pagos indevidamente ou a maior.
Para que haja a recuperação de crédito tributário é necessário um levantamento e o resgate dos créditos tributários que foram acumulados pela empresa no decorrer dos anos, é preciso um planejamento tributário esmiuçado.
Após esse planejamento tributário, a empresa pode apresentar o pedido eletrônico de restituição, ressarcimento ou reembolso e a declaração de compensação.
Vamos entender agora como funciona a recuperação de crédito tributário
O que é o crédito tributário
Crédito tributário é o nome dado ao valor que é pago pelo sujeito passivo de uma obrigação tributária ao sujeito ativo da obrigação tributária.
O sujeito passivo corresponde à empresa enquanto o sujeito ativo, ou seja, aquele que recebe o crédito corresponde à União, ao Estado, ao Município ou ao Distrito Federal.
A obrigação tributária, por sua vez, corresponde ao pagamento de tributos — impostos, taxas e contribuições de origem federal (INSS, PIS, COFINS, IR, CSLL, IPI), estadual (ICMS) e municipal (ISS).
O que é a recuperação de crédito tributário
A recuperação de crédito tributário é uma atividade que envolve o levantamento e o resgate dos créditos tributários que foram acumulados pela empresa no decorrer dos anos, ou seja, é preciso um planejamento tributário minucioso.
É preciso realizar um estudo profundo e um levantamento de dados apurado para que seja possível identificar corretamente todos os créditos que podem ser recuperados, qualificando e quantificando-os.
Seria importante contar com uma equipe fiscal e contábil para efetuar essa tarefa. Essa equipe pode ser própria ou terceirizada, recorrendo aos profissionais que atuam em escritórios de contabilidade e/ou advocacia.
Como realizar a recuperação de crédito tributário
Os créditos tributários podem ter sido pagos indevidamente ou a maior. É preciso ficar atento ao ICMS Substituição Tributária, regime em que um contribuinte é substituído por outro no pagamento de determinados impostos.
A equipe responsável pela gestão fiscal deve se certificar de que, verdadeiramente, ocorreram pagamentos a maior, confirmando o valor declarado na ECF (Escritura Contábil Fiscal) e o valor que foi efetivamente recolhido pelo DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Quando se encontram pagamentos a maior, é possível fazer a recuperação de crédito tributário por via administrativa, mais os juros devidos de acordo com a taxa referencial da SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).
Todo crédito recuperado só pode ser usado para compensar outros tributos da Receita Federal, excetuando-se as contribuições previdenciárias nos casos de retificação do demonstrativo com informações erradas.
A revisão tributária e o pedido de recuperação de crédito tributário
Antes de formalizar a solicitação de recuperação de crédito tributário, é preciso fazer uma abrangente revisão tributária, realizando o cruzamento de diferentes dados e consultando a jurisprudência.
Só então a empresa pode apresentar o Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e a Declaração de Compensação (PER/DCOMP).
Em determinados casos, a empresa poderá entrar com ação judicial para que a Receita Federal acelere a resolução da demanda, analisando imediatamente o processo.
A prescrição dos créditos tributários
Com a prescrição, o contribuinte perde o direito à recuperação de crédito tributário. Conforme o artigo 168 do CTN (Código Tributário Nacional), a prescrição acontece ao final de 5 anos.
A contagem tem início a partir da data em que o crédito tributário foi lançado, ou seja, a partir de sua constituição definitiva.
Por esse motivo, a equipe fiscal deve ficar atenta, pois na correria do dia a dia, muitas oportunidades podem se perder e o prazo pode chegar ao limite sem que a empresa consiga recuperar seus créditos tributários.
Vale lembrar que a constituição definitiva do crédito não é suficiente para evitar sua prescrição — é fundamental que o crédito seja usado de forma efetiva ou solicitado dentro do prazo de 5 anos.
Fonte: Jus Brasil – Autora: Cristiane Soares
Entende agora como funciona o processo de recuperação de crédito tributário?
DICA EXTRA:
Muitas empresas estão reduzindo custos e este tema, vem sendo um dos mais abordados em reuniões de negócios, a fim de alguma melhoria no fluxo de caixa ou novos investimentos.
E você contador pode implementar em seu escritório este serviço como uma consultoria mas para isso é preciso entender mais sobre assunto afim de evitar erros ou riscos desnecessários por falta de conhecimento sobre o assunto.
E vou te ajudar a conquistar este conhecimento através de um manual prático que ensina tudo que você precisa saber com uma linguagem simples e didática, clique no banner abaixo para garantir o seu!!!
Não perca esta oportunidade!!!
Sobre o Autor
8 Comentários
Boa tarde,
Gostaria de saber como fazer para identificar e recuperar créditos tributários na área RURAL, tanto com o uso do CPF e CNPJ?
Boa tarde Volmir,
Relacionado a area Rural não vou saber te dizer, pois a tratativa tem alguns aspectos diferente.
Uma colega de profissão me passou um artigo que fala sobre aproveitamento de créditos para PIS e COFINS para produtor rural esclarecidos pelo CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). Achei bem interessante e de repente pode te ajudar no que você precisa ou pelo menos dá uma clareza no assunto veja >> https://www.conjur.com.br/2017-ago-15/opiniao-aproveitamento-creditos-produtor-rural
Ela disse também que processos como estes citados no artigo podem ser acompanhado no CARF ou nos tribunais regionais da secretaria de fazenda do seu estado.
Recomendo também dá uma olhada nos artigos da Jusbrasil sobre planejamento tributário.
Espero ter ajudado, sucesso!
[…] Como Realizar Recuperação de Créditos Tributário […]
[…] Como realizar e fazer pedido de Recuperação de Créditos Tributários […]
[…] Como realizar e fazer o pedido para Recuperação de Crédito Tributário […]
[…] Como realizar e fazer o pedido para Recuperação de Crédito Tributário […]
[…] Como realizar e fazer o pedido para Recuperação de Crédito Tributário […]
Como identificar um credito tributario?