Como funciona o cargo de confiança e quanto ele deverá receber a mais?
Devemos ter bastante atenção, o primeiro ponto é, esse empregado realmente é cargo de confiança?
Cargo de confiança é quando o empregado tem poder de mando dentro da empresa, poder diretivo, onde irá coordenar as atividades e devendo fiscalizar a sua execução. E além disso, ele poderá tomar decisões pelo empregador, podendo demitir, admitir, aplicar suspensão, advertências e etc.
Então, não é porque o empregado tem o cargo de encarregado, supervisor ou gerente que já é considerado cargo de confiança. Precisa verificar se de fato ele tem esses poderes.
Constatando que realmente é cargo de confiança, ele deverá receber um adicional de 40% sobre o seu salário. Assim, a sua jornada de trabalho será livre de controle e não terá direito a hora extra, conforme determina o artigo 62 da CLT.
Fran, posso pagar o adicional de 40% incluso no salário?
Não aconselho, porque o empregador pode, sem o consenso do empregado que executa o cargo de confiança, determinar seu retorno à função de origem com a perda da adicional, caso ele não se adapte ao cargo de confiança.
Aí nesse caso, o empregado deixará de receber o adicional somente se estiver pagando em verba separada, já que se estiver incluso no salário, não poderá haver a redução salarial.
Ok?
Conteúdo por: Fran Menezes – Contadora e Consultora Trabalhista
Gostaria de ficar por dentro de todas as novidades, orientações e tirar as suas dúvidas em tempo real?
Confira a nosso ebook exclusivo em esocial e a nova plataforma de treinamentos e suporte, acesse o banner abaixo para mais detalhes
Sobre o Autor
0 Comentários