Ainda é possível deduzir INSS de Doméstico no Imposto de Renda?
Antes permitida, a dedução do INSS doméstico na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física agora pode levar o contribuinte a ter problemas com a malha fina.
Isso porque, essa possibilidade de abatimento de despesas com trabalhadores domésticos durante o ano na base de cálculos do imposto de renda dos empregadores tinha caráter temporário.
A dedução de até R$ 1.200,32 relativa a INSS e cota de acidentes de trabalho de empregados domésticos foi válida até 2019 e, no ano seguinte, perdeu a validade, por falta de previsão legal.
“Esse benefício não existe mais porque essa lei tinha um prazo e não foi renovada e não houve nova proposta, portanto, o contribuinte está impedido de fazer essa dedução”, explica o especialista em imposto de renda, Valter Koppe, conhecido como Doutor IR.
Contudo, uma proposta em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, pode trazer de volta a possibilidade de dedução do INSS doméstico.
O Projeto de Lei 3.015/2019, apresentado pelo senador Acir Gurgacz, prevê a dedução no IR, de forma permanente, das contribuições previdenciárias referentes a empregados domésticos, assim como já é feito com despesas com educação e saúde.
Crédito conteúdo: Portal ContNews
LEIA TAMBÉM:
Teste de Covid pode ser abatido no imposto de renda 2022 – Saiba como!
DICA PARA INICIANTES:
Você que tem zero conhecimento ou trava na hora de fazer aquelas declarações mais complexas e quer aprender mais afim de evitar cometer erros ou correr riscos futuros, aconselho A SEGUIR ESSA DICA.
Nosso parceiro especialista contador Marco Aurélio, desenvolveu um treinamento completo com SUPORTE incrível!! Definitivamente todas as orientações para fazer corretamente qualquer Declaração de IRPF.
E além de ensinar, você terá a oportunidade de ter suas declarações IRPF revisadas por um especialista no assunto.
Para maiores detalhes e inscrição CLIQUE AQUI
Sobre o Autor
2 Comentários
[…] Ainda é possível deduzir INSS de Doméstico no Imposto de Renda? […]
[…] Ainda é possível deduzir INSS de Doméstico no Imposto de Renda? […]