O que fazer quando aparece a mensagem que o requerimento está com o PIS inválido ao importar arquivo do seguro desemprego?
Muitos profissionais de departamento pessoal ao importar o arquivo do seguro desemprego estão recebendo a mensagem que o requerimento está com o PIS inválido, e o que fazer?
Isso acontece porque o número que consta no cadastro do empregado é um NIS, e o empregador web só aceita PIS, por isso a notificação.
E o que precisa ser feito?
Você deverá entrar no conectividade social e ir na opção CADASTRO NIS, preencher os dados obrigatórios do empregado e verificar o número do PIS correto, com certeza vai aparecer outro número.
Mas Fran, eu consegui emitir o extrato e gerar a chave de comunicação, mesmo assim não aceita?
A questão é que, a CAIXA passou a aceitar o processamento de FGTS com número de NIS, mas o empregador web não aceita, então por isso você precisa consultar no conectividade social qual o número do PIS correto.
Vou precisar fazer RDT?
Olha, recentemente aconteceu essa situação aqui, e o que eu fiz foi alterar o número apenas para o empregador web, na Caixa permaneceu o número anterior, e até o momento o ex empregado não retornou para reclamar, então deve ter dado certo .
Mas caso queira, poderá fazer a RDT lá no conectividade e tentar alterar o número do PIS, mas nem sempre esse campo está habilitado para alterar, esse é o problema. Aí precisa alterar presencialmente em uma agência da Caixa.
Uma dica: Enquanto não entrar o FGTS digital, qualquer admissão que você fizer, faça a consulta do número do PIS no conectividade social, aí nunca mais terá esses problemas. Pois, se o empregado não tiver número de PIS vai ser criado um, e se ele já tiver, vai aparecer o mesmo número.
Ok meus amores?
Conteúdo por: Fran Menezes – Contadora e Consultora Trabalhista
VEJA OUTROS ARTIGOS RELACIONADO AO TEMA:
Seguro desemprego – empregado admitido em nova empresa perde benefício?
Como solicitar o Seguro Desemprego pelo aplicativo CTPS DIGITAL no celular?
Pontos importantes que você precisa saber sobre o Seguro Desemprego
Sobre o Autor
0 Comentários