O que fazer quando aparece Divergência GFIP x GPS?

Divergência GFIP x GPSVocê já se deparou com uma pendência fiscal sendo apontada pela RFB referente a cobrança do recolhimento da GPS da competência 10/2021, sendo que a empresa já estava obrigada à DCTFWeb, fez a confissão pela DCTFWeb e o pagamento pelo DARF Previdenciário?

*Calma, não se apavore!* 💆🏼‍♀️
 
✅ Trata-se de uma cobrança indevida, tendo em vista que, a partir da obrigatoriedade da DCTFWeb, o recolhimento das contribuições previdenciárias é feito por meio de DARF, e não mais por GPS.
 
*E porque isso ocorreu?* 🤔
 
✅ Porque o envio da GFIP foi feito antes do sistema de cobrança da Receita Federal estar efetivamente bloqueado para receber a GFIP, ou seja, muito provavelmente foi feito o envio da GFIP com o mês de outubro ainda em curso, sem ter virado o mês.
 
*E como resolver isso agora?* 💡
 
✅ Nesses casos, para corrigir a divergência de GFIP x GPS, deve-se enviar a GFIP de exclusão para todos os estabelecimentos em que tenha havido transmissão e recepção de GFIP após o início da obrigatoriedade da DCTFWeb.
 
Ressalta-se ainda, que a GFIP de exclusão não tem efeitos para a Caixa Econômica Federal (FGTS), apenas Previdenciários.
 
Em caso de dúvidas, acesse o menu ‘Consulta Pendências – Situação Fiscal’ do empregador no eCac.
 
Crédito conteúdo por:
Equipe ATUA.DP
@atua.dp & @contabnatv

LEIA TAMBÉM: 

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *