Dicas e orientações parcelamento FGTS – MP 1046/2021

Dicas e orientações parcelamento FGTS

Já está disponível a consulta das declarações transmitidas para o parcelamento do FGTS. Medida Provisória 1046/2021.

O que isso significa? Significa que esse é o momento para fazer o controle dos valores que querem parcelar, pois no site já aparece o valores declarados.

Onde acessar?

1- O acesso será pelo site: www.conectividadesocial.caixa.gov.br

MEI poderá entrar com senha, dispensado o uso do certificado digital – basta clicar em “Cadastrar”.

2- Na funcionalidade CONSULTA DECLARATÓRIAS TRANSMITIDAS, o empregador poderá consultar todas as declarações enviadas até o dia 20/08/2021, por meio do SEFIP, na modalidade 1. As declarações estarão disponíveis para consulta em até 5 dias após a data de transmissão do arquivo SEFIP.

Como controlar os valores para deixar tudo certo?

Ano passado muitas pessoas tiverem problemas por falta de baixa automática pela Caixa dos FGTS recolhidos antecipados dos empregados desligados, e por não ter efetuado a baixa manual, alguns tiveram pagamento em duplicidade, causando dor de cabeça .

Então siga a orientação abaixo para evitar valores errados:

  • Declare o valor/competência que precisa parcelar, enviando na modalidade 1 – lembrando que tem até dia 20/08/21 para isso.
  • Se tiver empregado desligado, precisa recolher eles antecipadamente- ou seja, sair do parcelamento. Para esse controle ficar melhor, e os valores puxarem corretamente na hora de parcelar, ao recalcular a sefip do desligado, mantenha na modalidade 1 quem deseja continuar no parcelamento, na modalidade em branco quem foi desligado e está recalculando o FGTS para recolher e na modalidade 9 para quem foi desligado e ja teve o fgts recolhido.

Na hora de parcelar, a Caixa levará em consideração a última GFIP enviada na modalidade 1. Sendo assim, se você tirou os desligados da modalidade 1 não correrá risco de ter que fazer baixa manual ou pagar em duplicidade o empregado desligado.

LEIA TAMBÉM: 

Orientações sobre afastamento das gestantes em atividades presenciais – Lei 14.151/2021

Receita federal libera Restituição do Empregador Doméstico via eCAC – Veja como fazer!

Liberado cadastramento de débitos previdenciários pelo e-CAC – Veja como fazer!

PONTO IMPORTANTE!

Obs: Entre no Portal , e consulte os valores transmitidos para verificar se bate com seu controle – se não estiver batendo, faça a baixa dos desligados enviando na modalidade 9 para quem já houve o recolhimento. (O prazo para alterar os valores no portal é até 5 dias após a data de transmissão da Gfip).

Lembrando que somente as competências 04/2021, 05/2021, 06/2021 e 07/2021 entram no parcelamento- onde a primeira parcela sera somente a partir de 09/2021.

Ou seja, tem tempo para deixar os valores redondinhos (prazo limite 20/08), evitando assim o número máximo de problemas com valores.

Crédito Conteúdo – Jéssica Fávaro

ATUALIZAÇÃO ARTIGO: 

O que fazer quando houver desligamento?

E como proceder quando a empresa já enviou GFIP com todos os empregados na Modalidade 1, mas terá um desligamento?

Qual era a orientação anterior?

Que deveria relacionar o empregado desligado na Modalidade 0 (branco) e os demais na Modalidade 9, considerando que o Manual da GFIP determina que dois envios na Modalidade 1 geram duplicidade.

E o que mudou?

No FAQ publicado pela CAIXA (faça no download no destaque “FGTS MP 1.046”) ficou determinado que serão considerados os trabalhadores informados na Modalidade 1, contidos no ÚLTIMO arquivo transmitido até o dia 20/08/2021.

E agora, o que fazer?

Minha orientação é: verificar todas as empresas que aderiram ao Parcelamento e verificar a última GFIP enviada. Se necessário, reenvie os desligados na Modalidade 9 e todos os ativos que devem constar no parcelamento na Modalidade 1.

Exemplo:

GFIP enviada em 07/06/2021 referente a 05/2021 com 7 empregados na Modalidade 1.

No dia 21/06/2021, foi enviada nova GFIP referente 05/2021 na Modalidade branco com um empregado desligado e os outros 6 empregados na modalidade 9.

Essa GFIP precisa ser reenviada informando o empregado desligado na Modalidade branco e os demais 6 empregados na Modalidade 1!

Nos próximos, já relacione o empregado desligado na Modalidade 0 (branco) e, os que permanecerão no parcelamento, na Modalidade 1.

Crédito Conteúdo: Prof.ª Iris Caroline EB Treinamentos 

DICA PARA INICIANTES: 

São muitas as mudanças trazidas, novos procedimentos e adequação ao cronograma estão a todo vapor, mas não se desesperem, estamos aqui para te ajudar!!

Para facilitar ainda mais a sua vida pensando exatamente em você, a nossa parceira Contadora Angélica Flor preparou um treinamento exclusivo e completo em Departamento Pessoal incluído o eSocial, totalmente prático e atualizado.

CLIQUE AQUI e confira mais detalhes. 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *