RAIS X ESOCIAL – Empresas Desobrigadas
Todas as empresas declarantes do eSocial, que se enquadrarem nos critérios descritos abaixo, estão DESOBRIGADAS a declarar a RAIS, e serão BLOQUEADAS de declarar a RAIS pelo GDRAIS 2019 (Portaria 1.127/2019):
- Empresas obrigadas ao envio de eventos periódicos (folhas de pagamento), inclusive eventos S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos, em todos os meses do ano-base 2019 (jan a dez/2019);
- Empresas criadas no ano-base 2019 e obrigadas ao envio de eventos periódicos (folhas de pagamento), inclusive eventos S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos, desde o mês de criação até dezembro de 2019.
- Empresas encerradas em 2019 e obrigadas ao envio de eventos periódicos (folhas de pagamento), inclusive eventos S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos, desde janeiro de 2019 até o mês de encerramento da empresa.
Vale ressaltar que as empresas acima mencionadas estão compreendidas nos grupos 1 e 2 do eSocial, conforme cronograma estabelecido pela Portaria 1.419/2019.
LEIA TAMBÉM:
Dicas e Orientações Substituição da RAIS pelo Esocial
Quais são as novas datas do Cronograma Esocial para 2020 e 2021?
Como ficou a Substituição do CAGED pelo Esocial
Para as empresas que não se enquadrarem nos critérios da desobrigação da Portaria 1.127/2019, além de realizarem a declaração a RAIS ano-base 2019 pelo GDRAIS, devem enviar a declaração ao eSocial, conforme cronograma estabelecido pela Portaria 1.419/2019.
O início da recepção das Declarações RAIS pelos aplicativos GDRAIS e GDRAIS GENÉRICO está previsto para 03/03/2020.
Para as demais pessoas jurídicas de direito privado e de direito público, bem como pessoas físicas equiparadas a empresas, fica mantida a obrigação prevista no Decreto nº 76.900, de 23 de dezembro de 1975, seguindo o disposto no Manual de Orientação do ano-base 2019, publicado no portal www.rais.gov.br
Em resumo, as empresas do grupo 1 e 2 não irão entregar a RAIS, pois a obrigação foi substituída pelo envio da folha de pagamento.
Observação Importante!
Ainda que a empresa não esteja obrigada a DCTFWeb, a folha de pagamento para esses grupos tem que ser enviada e estar de acordo com a realidade, pois é essa informação que alimentará inclusive a base do abono do PIS. Não deixem para ajustar na última hora e evitem dor de cabeça.
Fonte: Portal RAIS
DICA!!!
A falta de conhecimento e as constantes mudanças na legislação trabalhista têm deixado muitos profissionais inseguros, sem saber qual caminho seguir.
Diante desta situação e compreendendo as dificuldades e desafios a Contadora e Especialista Angélica Flor do grupo Viver de Contabilidade desenvolveu um treinamento que vem ajudando diversos profissionais que necessitam de mais conhecimento e aprendizado prático em todos os procedimentos na area de Departamento Pessoal do básico ao avançado, inclusive Esocial, aulas totalmente atualizadas.
Para maiores detalhes e informações CLIQUE AQUI e conheça.
Sobre o Autor
0 Comentários