PPP Eletrônico disponível no portal MEU INSS – Veja como acessar
Chegou o *PPP Eletrônico*, e claro que não foi como num passe de mágica, foi através de muita luta, estudos, análises, dedicação, confiança, brigas, anos tentando fazer isso virar realidade e após várias prorrogações, o grande dia chegou!
Já temos o PPP Eletrônico disponível no portal MEU INSS e acessível a todos os trabalhadores com vínculo ativo (empregados, cooperados e trabalhadores autônomos).
*Vamos esclarecer alguns pontos muito IMPORTANTES:*
Como acessar o PPP eletrônico?
Pelo “MEU INSS” (https://meu.inss.gov.br), faça seu login, clique em: Serviços Certidões, Declarações e Extratos PPP Eletrônico – Perfil Profissiográfico Previdenciário, selecione o vínculo e em seguida clique no ícone PDF para emissão.
Quem tem acesso ao PPP eletrônico?
Os empregados com contrato ativo que possuem login no gov.br, via portal ou via app.
OBS.: Os empregadores não tem como consultar o PPP Eletrônico dos seus empregados.
Após a leitura deste artigo, recomendamos que leia também:
Como preencher e enviar a Declaração de Inexistência de Riscos – DIR?
Fique atento! MEI PRECISA elaborar laudos de saúde e segurança no trabalho – Veja como!
Como a informação aparece lá no PPP Eletrônico?
Só terão informações disponíveis para baixar o PPP, os empregados cujos empregadores enviaram a informação no S-2240 seja com ou sem exposição a agentes nocivos.
OBS.: Lembrando que a carga inicial com base na data de 01/01/2023 vence no dia 15 do mês seguinte, ou seja, dia 15/02/2023, então muitos podem não ter enviado ainda.
E as informações anteriores a 01/01/2023?
Para empregados expostos a algum dos agentes nocivos do Anexo IV do Decreto 3.048, de qualquer período até 31/12/2022, ainda terão que receber o PPP de forma física, em papel, emitido pelo empregador e entregue ao empregado até no máximo no momento do seu desligamento.
*ATENÇÃO: VOCÊ SABE QUEM SERÁ O GRANDE FISCALIZADOR DOS EMPREGADORES EM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES DO PPP A PARTIR DE HOJE?*
Pois é, _*será o próprio empregado*_, que terá a informação na mão, de forma on-line, sempre atualizada com base no que é enviado ao eSocial, através dos eventos de SST.
Lembrando que a emissão do PPP de forma eletrônica tornou-se obrigatória para *todos os empregados* e dos períodos trabalhados *a partir de 01/01/2023*.
Link para acessar o PPP via portal: https://meu.inss.gov.br/#/declaracao-ppp
*IMPORTANTE:* O aplicativo MEU INSS instalado em dispositivos móveis em breve terá uma versão atualizada e também terá essa funcionalidade de emissão disponível.
Crédito Conteúdo: Equipe ATUA.DP – @atua.dp & @portalcontnews
Sobre o Autor
2 Comentários
Eu trabalhei o ano 1992 até 2022 como eletricista de alta e baicha tenção como fazer pra q eu tenha esas informações do ppp atraveis das empresas pra q consta no meu inss…
Trabalhei em 1987 a 1997 tenho direito PPP eletrônico dijetal