O que é IPI? E como Interpretar seu Funcionamento no Mercado?

O que é IPI?

As vezes quando compramos algo no perguntamos porque determinados produtos são tão caros, sem muitas vezes levar em consideração os tributos incidentes sobre essas mercadorias.

E dentro dessa linha de pensamento vamos falar um pouco sobre o IPI.

O QUE É IPI?

Para quem não está tão familiarizado com este imposto, o IPI é o Imposto sobre Produtos Industrializados. Segundo o Decreto n° 7.212 de 15 de Junho de 2010, que regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do IPI, este imposto incide sobre produtos industrializados.

Neste contexto entram os produtos nacionais e estrangeiros, conforme Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – TIPI.

Quanto a TIPI se você acessar a tabela verá que lá estão as alíquotas do IPI, e alguns produtos estarão com alíquota zero, e outros como NT. O produto que estiver como NT quer dizer não tributados, ou seja, mesmo sendo um produto industrializado ele não terá cobrança de IPI.

Após entender estes conceitos vamos agora entender o que é um produto industrializado, seguindo o Decreto nº 7.212.

O QUE É UM PRODUTO INDUSTRIALIZADO?

O produto industrializado é o resultante de qualquer operação que modifique a natureza, funcionamento, acabamento, apresentação ou finalidade do produto. Tendo o aperfeiçoamento para consumo como uma destas formas de industrialização.

A industrialização então pode ser classificada como atividades de transformação, beneficiamento, montagem, acondicionamento ou recondicionamento e renovação ou recondicionamento.

Frente a esta separação existem algumas exclusões. Sob a legislação do IPI não é considerado como industrialização o preparo de produtos alimentares, não acondicionados em embalagens de apresentação.

Os refrigerantes preparados por meio de máquinas automáticas em bares restaurantes e etc, também estão exclusos. Participam da exclusão também a confecção ou preparo de produto de artesanato, confecção de vestuário por encomenda direta ao consumidor, e outras situações previstas no art. 5º do Decreto 7.212 de 2010.

Não apenas o estabelecimento industrial será contribuinte de IPI, mas também o equiparado a industrial, que são os seguintes entre outras situações previstas no art. 9°, os importadores de produtos de procedência estrangeira.

Em alguns casos a legislação também permite a equiparação por opção, que é quando uma empresa pede para se equiparar a um industrial.

O leitor deve estar se perguntando, porque uma empresa faria algo assim? Bem em geral é usada para facilitar as relações comerciais existentes entre estabelecimentos comerciais.

O comerciante nestes casos pode lançar o IPI a crédito nas entradas, bem como na venda ao destacar e recolher o IPI, ela também gera crédito aos seus clientes, caso forem contribuintes deste imposto. Em alguns casos isso é usado como estratégia comercial.

O IPI é um imposto que segue o princípio da seletividade, previsto no art. 153, §3º, inciso I, da Constituição Federal. Então o IPI será seletivo em função da essencialidade do produto, isso quer dizer que produtos diferentes terão alíquotas diferentes.

Alguns produtos industrializados tais como cigarros, bebidas, e outros produtos considerados nocivos à saúde tem uma tributação mais elevada, enquanto os considerados mais essenciais têm menor tributação.

Em muitos casos essas alíquotas são usadas pelo poder executivo para fiscalidade do tributo.