Entenda porque Várias Empresas estão perdendo licitações por ausência de Notas Explicativas
As Notas Explicativas são um complemento das demonstrações tendo como finalidade a adequada compreensão das peças contábeis e fazem parte do conjunto completo de demonstrações contábeis.
Mas afinal é obrigatório o uso das notas explicativas? Até por micro e pequenas empresas?
Embora que a maioria dos editais de licitação não explicitam quanto a obrigatoriedade de apresentação de Notas Explicavas, o que não significa a sua dispensa, podendo ocorrer a inabilitação do concorrente pela sua ausência, inclusive de micro e pequenas empresas.
O Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946 que cria o Conselho Federal de Contabilidade estabelece dentre outras, a competência para emissão de normas contábeis através de Resoluções.
Nesse sentido o Conselho Federal de Contabilidade através da Resolução CFC 1.418/2012 em seu item 26 normatiza que a entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas.
O que diz a resolução:
“26.A entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social. Quando houver necessidade, a entidade deve elaborá-los em períodos intermediários.
27.A elaboração do conjunto completo das Demonstrações Contábeis, incluindo além das previstas no item 26, a Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Demonstração do Resultado Abrangente e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, apesar de não serem obrigatórias para as entidades alcançadas por esta Interpretação, é estimulada pelo Conselho Federal de Contabilidade. ”
As Notas Explicativas estão inseridas no conjunto de demonstrações, todavia é incoerente afirmar que sua ausência invalida as demais demonstrações, pois sua finalidade é fornecer informações adicionais, ou seja, as Notas Explicativas são um complemento das demonstrações cuja finalidade é a adequada compreensão das peças contábeis conforme Resolução CFC 1255/2009 que descreve o seguinte:
“8.1 Esta seção dispõe sobre os princípios subjacentes às informações que devem ser apresentadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis e como apresentá-las. As notas explicativas contêm informações adicionais àquelas apresentadas no balanço patrimonial, na demonstração do resultado, na demonstração do resultado abrangente, na demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (se apresentada), na demonstração das mutações do patrimônio líquido e na demonstração dos fluxos de caixa.
As notas explicativas fornecem descrições narrativas e detalhes de itens apresentados nessas demonstrações e informações acerca de itens que não se qualificam para reconhecimento nessas demonstrações. Adicionalmente às exigências desta seção, quase todas as outras seções desta Norma exigem divulgações que são normalmente apresentadas nas notas explicativas. ”
LEIA TAMBÉM:
Grandes empresas são Denunciadas por irregularidades contábeis
Operação fonte não pagadora Veja o que Fazer
Receita Federal Intensifica mudanças no SPED ECD e ECF
Entretanto, a apresentação se torna obrigatória por força da Resolução CFC 1255/2009 que determina:
“3.17 O conjunto completo de demonstrações contábeis da entidade deve incluir todas as seguintes demonstrações:
(a) balanço patrimonial ao final do período;
(b) demonstração do resultado do período de divulgação;
(c) demonstração do resultado abrangente do período de divulgação. A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dentro das mutações do patrimônio líquido. A demonstração do resultado abrangente, quando apresentada separadamente, começa com o resultado do período e se completa com os itens dos outros resultados abrangentes;
(d) demonstração das mutações do patrimônio líquido para o período de divulgação;
(e) demonstração dos fluxos de caixa para o período de divulgação;
(f) notas explicativas, compreendendo o resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias.”
Portanto, as Notas Explicativas fazem parte do conjunto completo de demonstrações contábeis, conforme previsto nas normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade e a inobservância das referidas regras podem acarretar em transtornos ao concorrente inclusive a desclassificação do certame.
Créditos Conteúdo: Portal Contábeis
Mas te pergunto, você realmente está preparado para tantas mudanças? Seja na área societária, trabalhista, tributária ou contábil? Como se atualizar? Obter a prática?
Todos nós sabemos que a faculdade não ensina a prática contábil, mesmo sendo um absurdo, depois de 4 anos estudando, saímos do curso, sem saber sequer abrir uma empresa.
Entendo perfeitamente esta situação e quero te ajudar!
Você tem duas opções:
1ª: Investir na sua carreira profissional, ser um especialista, ser valorizado, dominar vários assuntos, se tornar um verdadeiro contador(a) profissional.
2ª: Se acomodar, fazer o básico de todo dia, ter os mesmos resultados de sempre, na dúvida só sair pesquisando horas e horas no google, youtube, fóruns ou até mudar de carreira.
Olha espero que tenha escolhido a primeira opção, como diria Benjamin Franklin “Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”
Vou te oferecer uma excelente oportunidade de alavancar sua carreira seja você iniciante ou já com experiência.
Acesse Aqui e confira mais detalhes e descubra como se tornar um contador profissional na prática.
Uma jornada de conhecimento e aprendizado para enfrentar quaisquer mudanças.
Sobre o Autor
0 Comentários