DICA: Como preencher e enviar corretamente o evento S-2240 no eSocial

Como preencher e enviar corretamente o evento S-2240 no eSocialAo enviar o evento ‘S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos’ registrando o código ‘09.01.001 – Ausência de agente nocivo ou de atividades previstas no Anexo IV do Decreto 3.048/1999’ no campo {codAgNoc}, posso fazê-lo com base em documento não assinado por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, conforme previsto na legislação.

Nesses casos, qual informação deve ser registrada nos campos {ideOC}, {dscOC}, {nrOC} e {ufOC}, que são de preenchimento obrigatório?
📝 Bom primeiro vale sabe que esses campos são Informações relativas ao responsável pelos registros ambientais.
 
Dessa forma a FAQ nos orienta o seguinte então: 👇👇
 
📌 Que conforme o recente normativo disciplinou, é possível que a prestação da informação de ausência de agente nocivo ou de atividades previstas no Anexo IV do Decreto 3.048/1999 esteja amparada em documento não obrigatoriamente subscrito por médico do trabalho, ou engenheiro de segurança no trabalho.
 
Tal regra exigirá ajustes na regra de obrigatoriedade do grupo {respReg} do evento S-2240.
 
📌 Dessa forma, até que tal ajuste seja implementado, nas hipóteses em que seja informado o código ‘09.01.001 – Ausência de agente nocivo ou de atividades previstas no Anexo IV do Decreto 3.048/1999’ no campo {codAgNoc} com base em documento não subscrito por médico do trabalho, ou engenheiro de segurança do trabalho, deve ser aplicada a seguinte regra de preenchimento para os campos que foram objeto do questionamento:
 
✅ {ideOC}: Informar o valor ‘[9] – Outros’;
✅ {dscOC}: Informar como descrição ‘CPF’;
✅ {nrOC}: Informar o número do CPF do responsável pela elaboração do documento que fundamentou a declaração de ausência de risco ou no caso do MEI o seu CPF;
✅ {ufOC}: Informar a UF do local onde o documento que fundamentou a declaração foi elaborado ou, no caso do MEI, a UF em que está registrado.
 
⚠️ Trata-se de procedimento provisório, até a efetiva adequação do leiaute à mudança normativa, constante na Instrução Normativa PRES/INSS nº. 128, de 28 de março de 2022.

💥 Gostou deste conteúdo? Quer saber como evitar erros e atuar de forma preventiva no eSocial?

✅O eBook Passo a Passo dos Eventos do eSocial Simplificado para RHDP de Empresas Privadas aborda o que informar e como fazer por evento do eSocial para empresas privadas, além de outros passo a passo associados ao eSocial, DCTFWeb e PER/DCOMPWeb!
 

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Esse anexo IV decreto 3048 é muito complicado e limitado, a várias atividades, com exposição do trabalhador a agentes que não constam na tabela do decreto 3048.
    Por exemplo; Auxiliar de Serviços Gerais de pequena empresa até 10 ou 20 funcionários, o colaborador(a) tem exposição a agentes químicos e biológicos não previstos no anexo IV decreto 3048.

    Exemplo de agentes químicos, produtos de limpeza, água sanitária.

    Exemplo de agentes Biológicos: Limpeza de sanitários, recolhimento de lixo de banheiro, etc.

    PERGUNTO: Qual código colocar para incluir as medidas preventivas do GRO e possíveis EPC e EPI no eSocial?

    Ou seja, se colocarmos o código 09.01.001 – Ausência de fator de risco das atividades previstas no Anexo IV do Decreto 3.048 não tem como preencher mais nada, quando o colaborador for emitir seu PPP eletrônico no Meu INSS o documento vem com quase nenhuma informação, no item das exposições vem marcado tudo com Ausência de riscos.

    Eu pergunto, todo colaborador terá que entrar na justiça para pleitear direito a insalubridade ou aposentadoria especial?

    Já a vários casos de ações judiciais por parte de ex funcionários na função Auxiliares de Serviços Gerais pelo fato de fazer limpeza de sanitários e manipular lixo de resíduos de banheiro!

    COMO PROCEDER DIANTE DESSES CASOS?

    Qual código utilizar o colaborador estiver exposto aos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente que não constar no anexo IV decreto 3048?