Como fazer para incluir/registrar a licença maternidade do empregado do MEI?

Como fazer para incluir/registrar a licença maternidade do empregado do MEI?

O Salário Maternidade é um recurso oferecido a todas as mães trabalhadoras que tiveram um bebê recentemente. E o auxílio é concedido pelo INSS às mães ou responsáveis que cumprirem e estiverem de acordo com os requisitos estabelecidos.
 
📌 No caso das funcionárias que trabalham para MEI, elas também tem direito ao salário maternidade. Só que diferentemente das empreendedoras MEI, as funcionárias deverão solicitar o benefício diretamente no INSS de acordo com (§ 3º do artigo 72 da Lei nº 8.213/1991), seguindo a mesma regra para empregadas domésticas e avulsas.
 
⚠️Porém o empregador deve, nesse período de afastamento continuar fechando as folhas para fazer o recolhimento do Fgts.
 
E é nesse momento que surgem dúvidas de como parametrizar e fechar a folha no eSocial para que o DAE seja calculado de forma correta, já que agora todo o recolhimento, inclusive o Fgts é através do DAE.
 
Vamos ver o que nos diz o manual do eSocial especifico para o microempreendedor.
 
✅ Para empregadas com afastamento por licença-maternidade, o empregador deverá abrir a folha de pagamento, clicar sobre o nome da trabalhadora e conferir se a rubrica “Salário maternidade (pago pelo INSS) [eSocial1701]” foi adicionada automaticamente pelo eSocial.
 
✅ A inclusão automática da rubrica ocorre quando o usuário insere o afastamento da trabalhadora no eSocial antes de encerrar a folha de pagamento do mês, então antes de fechar a folha, deve-se cadastrar o afastamento em gestão de empregados/afastamentos temporários.
 
✅ Embora não seja pago pelo Microempreendedor Individual, o salário maternidade deve ser considerado na base de cálculo do FGTS.
 
✅ Se houver dias trabalhados e dias de licença-maternidade na mesma competência, o eSocial informará o salário proporcional dos dias ativos na rubrica ” Salário [eSocial1000]”
 
⚠️Se você estiver fazendo o envio da folha via sistema, procure saber como o seu sistema trata essa situação e faça os devidos ajustes, e não se esqueça de conferir se o valor da guia foi calculada e totalizada de forma correta.
 
Conteúdo por: Eb Treinamentos 

LEIA TAMBÉM: 

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *