Como informar diferença no vale transporte quando o Sindicato determina descontar apenas 3%?

Como informar diferença no vale transporte quando o Sindicato determina descontar apenas 3%?Trazemos aqui hoje pra vocês uma situação bem complicada para as empresas, pois sabemos que de acordo com a Lei 7.418 que instituiu o Vale Transporte o empregado deverá arcar com 6%

📌 O empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico.
 
Mas o que tem ocorrido com certa frequência é que algumas CCTs ou até mesmo Acordos Coletivos tem estabelecido que o desconto inferior a 6%.
 
Pode isso? Pior é que pode já que essa vedação não consta no artigo 611-B da CLT.
 
A questão é, de acordo com a Solução de Consulta da RFB número 58 ► O empregador somente poderá suportar a parcela que exceder a seis por cento do salário básico do empregado.
 
Caso deixe de descontar este percentual do salário do empregado, ou desconte percentual inferior, a diferença deverá ser considerada como salário indireto e sobre ela incidirá contribuição previdenciária e demais tributos.
 
🤔 Tá mas então como devemos proceder? Já que essa diferença entre os 6% e o estabelecido pela CCT é considerado salário
 
📌 Essa diferença de 3% não descontado deve informar na rubrica informativa e com incidências de INSS/FGTS/IRRF da seguinte forma:
 
✅ NATUREZA DA RUBRICA: 1810
✅ TIPO: INFORMATIVA
✅ INCIDENCIA INSS: 11
✅ INCIDENCIA FGTS: 11
✅ INCIDENCIA IR: 11
 
⚠️Detalhe: essa rubrica deve parametrizada como como informativa porque não vai pagar ao empregado, somente vai servir de base para os tributos.

💥Gostou deste conteúdo? Quer saber como evitar erros e atuar de forma preventiva no eSocial?

✅O eBook Passo a Passo dos Eventos do eSocial Simplificado para RHDP de Empresas Privadas aborda o que informar e como fazer por evento do eSocial para empresas privadas, além de outros passo a passo associados ao eSocial, DCTFWeb e PER/DCOMPWeb!
 
 
Conteúdo por: Eb Treinamentos

LEIA TAMBÉM: 

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *