FIQUE ATENTO: Alterações LEI do DSR – Entenda!

Lei do dsr descanso semanal remunerado

Foi publicada a Lei n° 14.128/2021, que trouxe uma alteração na Lei nº 605/1949, a Lei do DSR. (Descanso Semanal Remunerado)

💥 Vamos ver como ficou:

Art. 6º Não será devida a remuneração quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.

💢 4º Durante período de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, a imposição de isolamento dispensará o empregado da comprovação de doença por 7 (sete) dias.

Analisando: o artigo diz que, enquanto estivermos em período de emergência na saúde pública devido a Covid-19, caso exista imposição de isolamento (aqui seria através de decreto estadual ou municipal), o empregado que estiver doente, e não só por motivo de covid, poderá deixar de comparecer ao trabalho, mesmo sem comprovação de atestado médico.

Ou seja, qualquer sintoma que o empregado tenha, deve ficar em casa, e não precisará de atestado médico. As faltas deverão ser abonadas, por serem justificadas por lei, desde que até 7 dias.

Após a leitura desse artigo, recomendamos que LEIA TAMBÉM: 

eSocial: Como alterar do grupo 2 para o 3 de empresas do Simples Nacional

Entenda as NOVAS REGRAS para solicitar o Salário Maternidade

Como informar as Reduções e Suspensões de contrato de trabalho na RAIS?

curso departamento pessoal na prática viver de contabilidade

Seguindo:

💢 5º No caso de imposição de isolamento em razão da Covid-19, o trabalhador poderá apresentar como justificativa válida, no oitavo dia de afastamento, além do disposto neste artigo, documento de unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou documento eletrônico regulamentado pelo Ministério da Saúde.”(NR)

⚠ Ou seja, ainda em casos em que há decreto estadual ou municipal determinando isolamento, se o afastamento for necessário por mais que 7 dias, aí será necessária comprovação mediante atestado médico ou documento emitido pelo SUS ou documento eletrônico que esteja regulamentado.

Art. 8º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, ou seja, 26/03/2021.

No entanto ainda gera muitas controvérsias, vamos ter que aguardar esclarecimento por parte do governo, ver se a Secretaria do Trabalho vai se posicionar sobre o assunto.

Crédito Conteúdo: Iris Caroline de Souza

Professora Parceira na EB Treinamentos

DICA PARA INICIANTES: 

São muitas as mudanças trazidas, novos procedimentos e adequação ao cronograma estão a todo vapor, mas não se desesperem, estamos aqui para te ajudar!!

Para facilitar ainda mais a sua vida pensando exatamente em você, a nossa parceira EB Treinamentos preparou um treinamento exclusivo e completo em Folha de Pagamento direto no eSocial, prático e atualizado.

Acesse o banner abaixo e confira mais detalhes. 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *