Sebrae divulga NOVA PLATAFORMA para Auxiliar pequenos negócios na Gestão Financeira
A área financeira ainda é um dos principais pontos de fragilidades da gestão de pequenos negócios, ainda mais com os impactos resultantes da pandemia, e muitos empresários seguem buscando maneiras de reverter esse cenário.
Para auxiliar o empreendedor, informação e conhecimento podem ser o caminho para virar a chave e colocar as contas no azul.
Pensando nisso, o Sebrae e o Serasa Experian disponibilizaram uma plataforma online e gratuita, o Aprenda(clique aqui para conhecer), oferecendo conteúdos sobre gestão financeira, acesso à crédito, cobrança e mais.
A ferramenta serve de auxílio para empresas que entraram no vermelho e buscam reverter a situação.
A solução foi criada pensando na realidade dos pequenos negócios, levantando dados atualizados da situação da categoria no país todo.
Somente no Rio Grande do Norte, mais de 38% dos Microempreendedores Individuais (MEI) , a maior fatia das pequenas empresas formais do estado, encontravam-se, por exemplo, em situação de inadimplência fiscal até novembro do ano passado, segundo a Receita Federal, sem considerar o endividamento com fornecedores ou sistema financeiro.
Isso representa um universo superior a 61,5 mil empreendimentos.
Após a leitura deste artigo, recomendamos que leia também:
Sebrae cria Guia Passo a Passo para orientar empreendedores sobre renegociação de débitos
Como fazer alteração do CNAE do MEI?
DICAS MEI: 5 pontos que merecem Atenção ao analisar as Finanças da empresa + PLANILHA
Informação financeira
Uma das saídas para esse quadro é aprender a lidar melhor com os controles e custos do empreendimento.
Essa é a avaliação da analista técnica do Sebrae no Rio Grande do Norte, Ruth Suzana Maia, que vê nesse início de ano uma oportunidade para organizar as finanças para o restante do ano.
“A ferramenta serve de auxílio para todas as empresas, sobretudo as que entraram no vermelho e buscam reverter a condição. A plataforma oferece acesso a dicas, cursos e conteúdos de fácil aplicação no negócio de forma gratuita. Isso pode favorecer a profissionalizar e ampliar os resultado da empresa”, recomenda a analista.
A ferramenta como aliada do empreendedor
Segundo dados da Serasa Experian, a abertura de empresas bateu recorde no primeiro semestre deste ano, registrando um crescimento de 31,2% com relação ao mesmo período do ano passado.
O estudo também mostrou que a cada dois segundos surgiu um Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil, ao longo dos seis primeiros meses de 2021.
Apesar dos desafios impostos, muitos empreendimentos de menor porte conseguiram se reinventar e reafirmar ainda mais a importância do segmento para o desenvolvimento da economia.
Porém, nesses dois últimos anos, o planejamento financeiro foi um dos maiores obstáculos enfrentados pelos donos de pequenos negócios. A dificuldade para gerir o fluxo de caixa acabou levando muitos empreendedores à inadimplência.
Por isso, a plataforma visa facilitar para que os empreendedores tenham mais acesso a conhecimento com informações de confiança e qualidade, especialmente sobre finanças e crédito, que são hoje um dos principais entraves vividos por donos de empresas de pequeno porte.
O Aprenda permite o aprimoramento da gestão do negócio, ensejando a adoção de práticas inovadoras na empresa, que são essenciais para o crescimento do negócio.
Isso porque disponibiliza conteúdos e soluções em cinco grandes eixos temáticos: Gestão Financeira, Acesso a Crédito, Marketing e Vendas, Prevenção a Fraudes, além de Renegociação de Dívidas.
A proposta dessa parceria entre Sebrae e Serasa Experian tem sido levar informação de modo rápido e fácil a todos os empreendedores e contribuir com o amadurecimento dos negócios.
Fonte: Agencia Sebrae
SUPER DICA
O mercado de trabalho não está no seu melhor momento, mas existe uma ótima oportunidade de ter uma nova profissão com o conhecimento que você já tem, transformando o seu TEMPO EXTRA em RENDA EXTRA.
Eu estou falando do mercado de EAD. Você certamente já ouviu falar nele. Os famosos cursos online.
Esse mercado está crescendo de forma acelerada no Brasil. E o nosso parceiro João Castanheira vai te ensinar através de um MINICURSO GRATUITO como aproveitar este momento e como fazer da internet uma fonte de renda.
Sobre o Autor
0 Comentários