Micro e pequeno Empreendedor tem mais RESULTADOS investindo em inovação e otimização dos negócios

No mercado nacional é de suma importância que estas empresas tenham acesso a crédito de maneira mais facilitada para que possam investir em projetos inovadores, o que retorna de forma positiva ao mercado nacional gerando produtividade e valor agregado a economia.

O pequeno e médio empresário muitas vezes não tem noção da sua importância no mercado nacional. As micro e pequenas empresas, segundo dados levantados pelo Sebrae em 2018, representam 99% dos 6,4 milhões de estabelecimentos do Brasil. Esta participação dos pequenos negócios na economia brasileira também representa 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, são 16,1 milhões.

Além disso, as micro e pequenas empresas, estão investindo muito em inovação, o que foi um dos principais motivos para a liberação dos financiamentos públicos ocorridos em junho, são empresas preocupadas com a renovação de seus modelos de gerenciamento e de produção, e que mesmo com a instabilidade econômica vivida no Brasil, elas se mantém ativas, preocupadas com a concorrência, com tendências de mercado, e otimizando processos mais simples de gestão.

São inúmeros os temas possíveis de ser abordados para otimização. Priorizarei os mais simples, tais como:

  • Traçar metas de vendas e resultados;
  • Educação financeira;
  • Gestão do estoque;
  • Precificação (definição do preço de venda das mercadorias);
  • Plano de marketing (importância de estabelecer)
  • Planejamento estratégico (fundamental para saber onde se está e para onde deseja ir);
  • Desejos dos clientes (ouça);
  • Capacitação profissional;
  • Indicadores (desenvolva indicadores)

SUPER DICA:

Antes de você continuar sua leitura que deixar aqui uma super recomendação que vai te ajudar na gestão como um todo da sua empresa, principalmente a você micro empreendedor que ainda não sabe se organizar financeiramente, manter o controle da gestão, fluxo operação, métrica e entre outros pontos importantes.

Estou falando de um Curso Completo de Gestão Financeira para Pequena Empresa onde você vai aprender tudo que precisa para gestão e controle da sua empresa de forma clara e simples! CLIQUE AQUI para maiores detalhes e inscrições. Não perca esta oportunidade!

 

Continuando a leitura…

O caminho da disrupção

Seguido por algumas destas pequenas empresas inovadoras, está dentro da sua cultura empresarial, dentro do seu DNA por assim dizer. É a própria empresa que todos os dias se reinventa e evita se tornar obsoleta. Este medo é compreensível, já que mesmo sendo grande o número de pequenas e médias empresas no Brasil, também é muito grande o número destas empresas que encerram as suas atividades anualmente.

O pequeno, médio, ou mesmo o grande empresário precisa entender que a disrupção é uma característica muito importante no cenário empresarial. O resultado positivo dessa disrupção, quando aplicado a pequena e média empresa, ao comparar com empresas de maior porte é a questão da flexibilidade nos padrões de trabalho. Essa vantagem faz com que o processo de mudança não seja tão oneroso como em uma grande empresa, onde processos mais antigos já estão consolidados, e por vezes até mais engessados, e adaptações em grandes empresas tem de ser mais burocráticas, demoradas e custosas do que nas pequenas empresas.

O micro e pequeno empreendedor, como possui uma estrutura mais enxuta, com equipes menores e uma maior aproximação com seus clientes é mais ágil e com isso pode ser até mais eficiente que uma empresas que tem mais clientes e mais processos envolvidos.

O CLIENTE

O micro e pequeno empreendedor também obtém sucesso quando cativa o cliente, esse investimento em interação pode parecer óbvio, mas em alguns empresários passa despercebido. O diálogo no momento da compra ou venda de produtos e serviços, a troca de opinião e experiências pode ser uma forma inteligente de traçar e entender melhor o perfil dos seus fornecedores e cliente, para fidelizar clientes e negociar melhor com fornecedores.

CAMINHO PARA O SUCESSO EMPRESARIAL?

Atualmente, as ações de uma empresa poderão movê-la a um futuro promissor ou não, e isso dependerá de vários aspectos, que não apenas ter produtos e serviços inovadores, e estar sempre se reinventando, ou tendo um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores. Em muitos casos é necessário ter uma visão do futuro, entender os anseios dos seus clientes para dispor de um produto ou serviço que se torne fundamental para ele.

Esse é um enorme desafio, mas se o empresário tiver uma equipe com profissionais experientes e que tenham expertise no que fazem, isso contribuirá consideravelmente para promover a vinda de novos produtos e serviços inovadores, e de sucesso, e não se esqueça, aproveite a oportunidade e veja sempre se existe algum financiamento público que a sua empresa pode usufruir para criar esses novos produtos e serviços, ou melhorar os já existentes.

O QUE EMPREENDER? POR ONDE COMEÇAR NO EMPREENDEDORISMO?

Vendo tudo isto as vezes parece um pouco assustador, gera uma certa incerteza se deve ou não investir no empreendedorismo. Por isso separei aqui 5 dicas para iniciar os trabalhos:

1 – Trabalhe com alguma coisa que você já conhece

Uma das grandes dicas para quem quer começar a empreender, mas não tem muito dinheiro, é essa: trabalhe com aquilo que você conhece. Quando você trabalha com aquilo que já tem experiência, já conhece e entende a fundo, você desenvolve seu negócio em cima de suas habilidades e evita precisar de alguma assistência externa — que às vezes pode custar mais um bocado de investimento.

2 – Evite Gastos Desnecessários

Esqueça a ideia daquela poltrona caríssima ou daquela sala no melhor ponto da cidade. Quem está começando com pouco dinheiro tem que decolar com o menor peso possível, afinal, encontrará diversos gastos incontornáveis pela frente — como aluguel, luz, telefone e… impostos. Sem essas despesas, sua empresa não vai pra frente!

3 – Aprenda a vender

Quando falamos em aprender a vender, não é só chegar com um produto para uma pessoa e fazer com que ela compre. É necessário mais do que produto ou serviço para iniciar a empreender do zero. É necessário vender o seu peixe. Construir sua reputação.

Comece com a sua credibilidade. Iniciar do zero é bom porque as pessoas não te conhecem e com o passar do tempo elas vão construir a sua imagem.

Tenha palavra. Fale confiante. Acredite nas suas ações, e no que você oferece. Use sempre palavras positivas. Leia conteúdo sobre como vender ideias. Você precisará ser um bom vendedor para colocar em prática o próximo item.

4 – Marketing Digital

Essa talvez seja uma das melhores dicas daqui, uma vez que ela funciona tanto para quem está começando a empreender quanto para grandes e médias empresas com bom tempo de estrada.

Além de ser bem mais barato (ou até de graça) do que o marketing tradicional — aquele usado em revistas, jornais, TVs e rádios —, o digital é também é mais eficiente e rápido, uma vez que ele traz ferramentas bem mais elaboradas de feedback e de divulgação. Por isso, não se esqueça de colocar o quanto antes as redes sociais — do Facebook ao Linkedin — e os blogs em sua estratégia de negócios.

5 – Tenha Paciência

Quem está começando a empreender muitas vezes parte para uma jornada solitária que envolve muitas horas de trabalho e sem muito descanso. No entanto, sempre é bom dizer que este trabalho é compensado, afinal aquele empreendedor está construindo sua marca e criando um nome do zero, que posteriormente pode render bons frutos. Por causa disso, tente não desanimar e nem vender partes do seu negócio apenas para aliviar a sua luta diária — a menos, é claro, que isso traga uma melhor performance para o seu projeto.

SUPER DICA EXTRA:

Opa tudo bem!? Então hoje eu só quero te contar uma novidade muito bacana. Tava conversando na semana passada com meu amigo Alex Vargas, ele é um empreendedor digital em série e tem mais de 40 projetos online e começou como todo mundo de pequeno empresário, empreendedor para hoje ser um dos maiores empresários do Brasil.

Ele desenvolveu um sistema a prova de falhas e que já vem aprimorando a mais de 4 anos, pra criar esses projetos de forma extremamente rápida. Com esse sistema, que na verdade é um método em passos simples, mas que devem ser aplicados na ordem certa é possível criar vários projetos online de forma muito rápida, progressiva e altamente lucrativa. E esse sistema ele compilou tudo em um Super Treinamento que chamou de Formula Negocio Online.

O Treinamento é totalmente em vídeo aulas, com mais de 200 vídeos, mais de 50 horas no total de pura informação de qualidade no modelo de passo a passo, é impossível errar. Além disso, tem muito material extra, como: Mapas Mentais, Checklists, Exercícios, Fluxogramas, Ferramentas Para os Membros, Várias Bônus Fantásticos, que vai te auxiliar ainda mais a evolução do seu negócio.

Conselho de amigo, não perca esta oportunidade única! Se você tem espirito empreendedor e quer iniciar um grande negócio este é seu ponto de partida. CLIQUE AQUI para maiores detalhes.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *