Empresa que encerrou as atividades, é necessário fazer o envio da RAIS?

Empresa que encerrou as atividades, é necessário fazer o envio da RAIS?Quando o assunto é RAIS, geralmente surgem muitas dúvidas não é mesmo? Ainda mais quando se trata de empresa que já encerrou as suas atividades, e aí, o que fazer? Precisa enviar, ou não precisa?

No próprio manual da RAIS temos as instruções, veja:
 
📌“No caso de encerramento das atividades no decorrer de 2022, o estabelecimento pode antecipar a entrega da declaração, utilizando o programa GDRAIS2021.
 
O campo data de encerramento pode ser preenchido com o dia, mês e ano equivalente à data em que está sendo entregue a declaração da RAIS (no formato DD/MM/AAAA).
 
A data de desligamento dos empregados, quando for o caso, é obrigatória e deve ser menor ou igual à data de encerramento das atividades do estabelecimento.
 
📌A declaração da RAIS referente ao ano-base 2021 também deverá ser entregue em separado.
📌Caso o estabelecimento tiver tido a baixa do seu cadastro, no ano de 2021, mas aguardou o programa GDRAIS 2021, não precisa preencher o campo “encerramento de atividade”.
📌No caso de encerramento das atividades, em anos-base anteriores, os estabelecimentos deverão utilizar o programa GDRAIS Genérico para a entrega em atraso”.
 
✅RESUMINDO: Caso a empresa encerrou as atividades nesse ano de 2022, você pode antecipar a entrega da declaração utilizando o programa GDRAIS 2021. No campo da data de encerramento, você vai colocar com o dia, mês e ano equivalente à data em que está sendo entregue essa RAIS.
 
Lembrando que, nesse caso você está fazendo a declaração de encerramento ano base 2022, e com isso, precisa também enviar a declaração referente ao ano de 2021, separado.
 
✅Caso a empresa tenha encerrado as atividades no ano de 2021, você pode entregar a declaração utilizando o GDRAIS 2021, aí nesse caso, não precisa preencher o campo “encerramento de atividade”.
 
Entendidos?
 
Crédito Conteúdo: 
Fran Menezes
Contadora e Consultora Trabalhista

RECOMENDAÇÃO PARA INICIANTES EM DEPTO PESSOAL:

A falta de conhecimento e as constantes mudanças na legislação trabalhista têm deixado muitos profissionais inseguros, sem saber qual caminho seguir.

Diante desta situação e compreendendo as dificuldades e desafios a Contadora e Especialista Angélica Flor do grupo Viver de Contabilidade desenvolveu um treinamento que vem ajudando diversos profissionais que necessitam de mais conhecimento e aprendizado prático em todos os procedimentos na area de Departamento Pessoal do básico ao avançado.

Para maiores detalhes e informações CLIQUE AQUI e conheça.

Sobre o Autor

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. A empresa que trabalhei deu baixa na empresa fechou em julho de 2022 e não informou a Rais ano base 2021 .Os funcionarios não receberam o pis ,o que fazer ela pode depois que deu baixa informar rais referente a 2021 ?