Confira as NOVAS Regras de Registro Público de Empresas – DREI IN 81/2020
Visando a simplificação de atos normativos de Registros Público de empresas no dia 1º de Julho de 2020 entrou em vigor novas regras do DREI – Departamento de Registro Empresarial e Integração.
A nova Instrução Normativa do DREI, IN 81 de 10/06/2020. As instruções foram reformuladas e revisadas, com intuito de simplificar, desburocratizar e uniformizar os critérios do Registro Público de Empresas.
Dentre os itens que foram alterados, os que merecem destaque são:
Nome Empresarial:
De acordo com a nova Instrução, deixa de ser obrigatório a utilização da atividade da sociedade no nome empresarial, podendo ser utilizada qualquer palavra da língua nacional ou estrangeira em sua composição.
Transformação de associações e cooperativas:
Seguindo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Artigo 2.033 do Código Civil, passa ser possível a transformação das cooperativas e associações em sociedades empresarias.
LEIA TAMBÉM:
Como abrir um dossiê para solicitação de alteração de CNPJ (DBE)?
Portal Regularize tem NOVO Acesso – Confira!
Como encerrar uma empresa? E quais cuidados devo me atentar?
Reconhecimento de firma/autenticação de documentos:
Ficam dispensados de reconhecimento de firma e autenticação as cópias apresentadas para arquivamento nas Juntas Comerciais, desde que seus originais sejam apresentados no ato do protocolo para cotejo do órgão, ou caso seja apresentada declaração de autenticidade assinada por advogado, contador ou técnico de contabilidade.
Ampliação do registro automático:
Os atos de constituição, alteração e extinção dos empresários individuais, EIRELI e sociedades limitadas deverão ser aprovados de forma automática quando forem utilizados os modelos de atos societários disponibilizados pelo DREI.
Quotas preferenciais com restrição de voto:
Passam ser admitidas quotas de classes distintas, de acordo com a definição em contrato social pelos sócios, podendo inclusive o direito de voto ser suprimido ou limitado, observando os limites da Lei 6.404/76.
Integralização do capital social na EIRELI:
A integralização obrigatória do capital social nas Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada – EIRELI passou a se limitar apenas ao valor relativo a cem vezes o salário mínimo estabelecido em lei.
O valor que exceder o limite mínimo poderá ser integralizado em data futura.
Leia na íntegra da IN 81 de 10/06/2020
Crédito Conteúdo: Portal Contábeis
RECOMENDAÇÃO PARA INICIANTES:
Todos nós sabemos que a faculdade não ensina a prática contábil, mesmo sendo um absurdo, depois de 4 anos estudando, saímos do curso, sem saber sequer abrir uma empresa.
Como se não bastasse, encontrar uma oportunidade de aprender essa prática com profissionais mais experientes é algo cada vez mais raro.
Entendo perfeitamente esta situação e quero te ajudar!
Você já ouviu falar do portal Viver de Contabilidade, é um portal que tem como objetivo algo bem simples, ensinar a prática contábil a profissionais da área, através de cursos on-line e totalmente em vídeo aulas constantemente atualizadas.
O curso que quero recomendar deles hoje é o Contador Profissional, veja o que irá aprender:
- Abertura, Alteração e Encerramento de Empresas
- Escrituração Fiscal e Apuração de impostos empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido
- Parte Contábil (Lançamentos Contábeis, Demonstrações Contábeis)
- SPED’s (ECD, ECF, EFD)
- Imposto de Renda
- E MUITO MAIS.
Em resumo, você poderá absorver a experiência de anos de trabalho em poucas semanas, e ainda poderá contar com a ajuda com dúvidas por 1 ano inteiro, 3 ANOS de acesso ao curso totalmente atualizado. São mais de 200 videoaulas práticas, onde a profissional mostra na tela dela como fazer os principais procedimentos contábeis que todo contador precisa dominar, dando os atalhos, dicas.
Agora não tem desculpa para continuar sem ter a prática contábil. CLIQUE AQUI E CONFIRA mais detalhes e inscrições!
Não perca esta oportunidade!
Sobre o Autor
1 Comentário
[…] Confira as NOVAS Regras de Registro Público de Empresas – DREI IN 81/2020 […]