Veja dicas de como calcular a primeira parcela do 13º salário
Primeiro é importante saber que o valor do adiantamento do 13º salário corresponderá á metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior, sendo pago proporcionalmente ao tempo de serviço do empregado prestado ao empregador, considerando-se a fração de 15 dias de trabalho como mês integral.
Desta forma, se a primeira parcela for paga no mês de novembro, o valor do adiantamento será calculado com base no salário do mês de outubro.
Quando na composição do salário do empregado envolver parte variável, deverá ser calculada a sua média.
Para os empregados admitidos no curso do ano, o adiantamento corresponderá à metade de 1/12 (um doze) avos da remuneração por mês de serviço ou fração igual, ou superior a 15 dias.
Se o empregado tiver remunerações variáveis segue algumas dicas:
► Para os empregados que recebem salário variável, a qualquer título, a gratificação será calculada na base da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até o anterior àquele em que se realizar o adiantamento.
► Os empregados que receberem parte fixa terão o respectivo valor somado à parte variável, ou seja, para essas verbas adicionais que são fixas não se faz média, soma-se o valor inteiro a parcela do salário base.
VEJA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS AO TEMA:
É possível pagar todo o décimo terceiro salário em novembro?
Como vai funcionar o envio do Esocial e DCTFWeb do 13º Salário? E a GFIP ainda tenho que […]
Sobre o Autor
1 Comentário
[…] Veja dicas de como calcular a primeira parcela do 13º salário […]