Como fazer o reconhecimento de firma online no cartório?
O reconhecimento de firma agora pode ser feito online em todos os cartórios do país. O serviço foi lançado neste terça-feira (7) pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Colégio Notarial do Brasil.
Em entrevista a CNN, a presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), Giselle Oliveira de Barros afirmou que a digitalização trará “comodidade e agilidade” para os brasileiros.
“Com este lançamento completamos a migração de 100% dos atos notariais para o meio digital, podendo, a partir de agora, o cidadão escolher entre ir a um Cartório de Notas ou então fazer o serviço de forma eletrônica.
A medida trará também benefícios ambientais, já que a medida pode restringir a utilização de milhões de folhas de papel no país.
E como fazer o reconhecimento de firma online no cartório?
1º Passo – Deverá acessar o seguinte site: https://www.e-notariado.org.br/
2º Passo – Escolha o perfil para utilizar a plataforma, no caso será Cidadão ou Empresa
3º Passo – Será necessário fazer o certificado digital notarizado, emitido pela própria plataforma e-notariado, mas pode ser solicitado presencialmente no cartório da sua cidade. Lembrando que este certificado é gratuito.
OBSERVAÇÃO: Se você já tem um certificado digital e-CPF, não há necessidade de emitir este certificado notarizado, pula para o passo 4.
Preencha com seus dados corretamente e anexe também sua foto e documento de identificação (RG, CNH ou PASSAPORTE).
Observação: Está ocorrendo um probleminha ao tentar preencher os campos Cidade e Estado, eles não ficam habilitados, então para que sejam preenchidos é necessário colocar o CEP e clicar na lupa que fica ao lado do CEP, assim será preenchido automaticamente os campos Cidade e Estado.
Clique em continuar. Depois terá que escolher o cartório da sua região.
Feito isso clique em enviar solicitação.
4º Passo – Após adquirir o certificado digital notarizado, será necessário criar um fluxo de assinaturas para o documento pela plataforma e-NOT Assina. (Basta voltar a tela inicial do e-notariado e clicar em Crie seus fluxos, depois irá abrir a tela para selecionar seu certificado)
OBSERVAÇÃO: Se você tiver o certificado digital e-CPF instalado no seu computador ou por token. A plataforma irá identificar, ao selecionar, irá pedir alguns dados como primeiro acesso, basta preencher e enviar para dar continuidade, ok?
Faça o envio do documento que necessita ter a firma reconhecida e indique quais são as pessoas que precisam assiná-lo. O pagamento do procedimento diretamente na plataforma digital que no momento só pode ser feito via PIX ou cartão de débito.
Lembrando que as demais pessoas para assinatura é necessário que tenha feito o mesmo procedimento digital.
5º Passo – DISPARE A REALIZAÇÃO DAS ASSINATURAS
Dispare e acompanhe as assinaturas digitais pelos signatários, com o uso do certificado digital notarizado.
RECONHECIMENTO DE FIRMA DA ASSINATURA ELETRÔNICA
Os cartórios emissores dos certificados digitais notarizados dos signatários providenciarão o reconhecimento das assinaturas eletrônicas.
6º Passo – ACESSE O DOCUMENTO RECONHECIDO
Acesse o documento com os reconhecimentos das assinaturas eletrônicas por até 30 dias.
É um processo bem simples, a plataforma está atendendo muito bem e estável, pois já estava realizando outros serviços online como escrituras, procurações, autenticações e entre outros.
E aí curtiu este conteúdo? Comenta aqui o que achou desta novidade! Aproveite e compartilhe com seus colegas de profissão 😉
Sucesso e bom trabalho!
Renato Carvalho
Contador/Consultor
Blog: Dominado a Contabilidade
DICAS DE CURSOS E TREINAMENTOS
Abaixo segue nossa RECOMENDAÇÃO, dos melhores Cursos e Treinamentos, confira:
Sobre o Autor
0 Comentários